Principal > Rio Grande do Norte

História

O Brasil foi descoberto por Portugal no ano de 1500, porém somente após cerca de 30 anos de sua descoberta, Portugal voltou-se para a colonização de seu achado. O sistema usado por Portugal para a colonização do novo e selvagem país, que a principio era chamado Terra de Santa Cruz, foi o de Capitanias Hereditárias, onde eram feitas concessões de lotes de terras em forma de cartas de Doações. A Colônia foi então dividida em 15 lotes. A capitania do Rio Grande foi doada então a João de Barros.

O Brasil na época do descobrimento era habitado por selvagens, e no Rio Grande havia a tribo dos índios Potiguares, conhecidos por sua braveza, esta que dificultou a colonização.

Além dos Potiguares, por volta de 1550 o Brasil já havia sido também invadido pelos Franceses.

Estas invasões preocupavam Portugal, e, uma vez que a Capitania do Rio Grande ficava localizada no ponto mais estratégico da costa brasileira, o Rei retomou a posse da Capitania e ordenou a construção de um forte para expulsar os Franceses da costa.

Foi então assim que, segundo os livros de historia, nasceu o Rio Grande do Norte. A partir da construção de seu mais importante monumento, a Fortaleza dos Reis Magos, foi formado um povoado às suas proximidades, que daria origem posteriormente à cidade de Natal, fundada em 1599. Hoje os habitantes de Natal são conhecidos tanto por Natalenses quanto por Potiguares.

O Rio Grande do Norte teve novamente em papel importante na História do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial.

Sua situação geográfica era fundamental para os Estados Unidos como ponto de apoio para defenderem ataques vindos da África em direção à América do Norte e do Canal do Panamá.

Os dois países, Brasil e Estados Unidos estreitaram relações e foi construído no Rio Grande do Norte um Quartel General que serviu de base para os americanos durante a segunda Guerra.

Um grande centro de chegada e saída de aeronaves movimentou o Estado durante a segunda grande guerra, e tornou Natal, além de Pearl Harbor um dos mais prováveis alvos de ataque inimigo. O Campo de Parnamirim, hoje conhecido como o Aeroporto Internacional Augusto Severo, era chamado Trampolim da Vitória , pois era dali que os americanos partiam em direção às áreas inimigas, e culminou na vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial.
por Lilian Canen

Cidades

Pesquise mais sobre as cidades do estado de Rio Grande do Norte

Destaques

Rio Seridó e Poço da Moça
O espirito aventureiro, amante do belo, toma fôlego para mais esta parada. sítio...
Praia do Meio
Bela Praia Urbana na Capital do Rio Grande do Norte.
Praia de Ponta Negra
Praia de Ponta Negra (Litoral Sul) Um dos mais conhecidos cartões postais da cid...

Dica Oxente.com

Porto de Galinhas
Porto de galinhas é a atração mais visitada.

Utilidades

Receitas Regionais
Confira as receitas das comidas típicas do estado de Rio Grande do Norte

Classificados

Procurando algum serviço? Dê uma olhadinha nos Classificados Oxente.com

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba novidades diretamente em seu e-mail